+ O TRADICIONAL CAFÉ COM PÃO CRESCE NA MESA DOS BRASILEIROS

[7/7/2011] Com o dia do panificador, Mônica Leonardi, da La Spaziale, fala sobre crescimento no consumo do café especial
Quem não gosta de um pão com manteiga no café da manhã ou no meio da tarde? O responsável por este saboroso alimento que faz parte do nosso dia a dia tem sua data especial no calendário, no dia 8 de julho comemora-se o dia do padeiro. Agora, imagine um belo pão quentinho acompanhado por um café fresco. Imaginou? Esta combinação é preferência entre os brasileiros e a cada dia adquire mais adeptos no país.

Segundo estudo apresentado pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o consumo interno no país, entre novembro de 2009 a outubro de 2010, aumentou 4,03% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) revelou crescimento de 13,7% no consumo de pães e produtos confeitados. Essas estatísticas demonstram que os brasileiros apostam nessa "dupla", mas os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam nas padarias, assim como nas prateleiras dos supermercados, produtos de qualidade.

Para atender à demanda crescente, a La Spaziale, multinacional italiana que produz máquinas de café expresso e está presente em mais de 80 países, tem investido no Brasil. As máquinas são comercializadas para restaurantes, bares, cafeterias e demais empreendimentos que servem a tradicional bebida. "Na América Latina, o Brasil é nosso principal foco de atuação, por isso, estimamos crescer cerca de 15% até o fim deste ano", explica Mônica Leonardi, diretora executiva da La Spaziale Brasil & América Latina.

E com a chegada de máquinas que cada vez mais apresentam alta tecnologia, capazes de transformar os grãos de alta qualidade preservando suas características de sabor e aroma, o mercado de Café Gourmet tem surpreendido os consumidores. Com grãos produzidos de forma especial, os Cafés Gourmets são exemplos de produtos de qualidade produzido no Brasil. A preocupação com a preparação começa desde a plantação e se estende até o modo de servir ao consumidor final, resultando em um prazer indescritível. "O mercado no segmento de Café Gourmet tem muito a crescer, pois o comércio brasileiro vem aumentando com novos bares e restaurantes e com isso, a população ganha com novas variedades e, principalmente, qualidade de serviço e produto. A La Spaziale acompanha este crescimento e se preocupa em extrair o melhor destes grãos por meio de máquinas de altíssima tecnologia" explica Leonardi.

Outro aspecto importante, que a La Spaziale faz questão de ressaltar é o investimento nos valores agregados, como treinamento de equipes de operadores e baristas. "Consideramos fundamental para extrair o melhor dos equipamentos existentes hoje no País e dos grãos produzidos, garantindo a excelência ao servir um legítimo expresso", afirma.

Além da qualidade e variedade de cafés que agradam ao paladar, os brasileiros ainda desfrutam dos benefícios que o café trás à saúde. O café possui minerais, como potássio, zinco, ferro, magnésio entre outros. Já o grão contém aminoácidos, proteínas, lipídios, açucares e polissacarídeos. O portal da ABIC apresenta outra vantagem relacionada ao alimento: à grande quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. Durante a torra do café, esses ácidos clorogênicos formam novos compostos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa também que as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.

[FONTE]

Portal Abic
http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=59&infoid=962

Portal Guia da Culinária
http://www.guiadaculinaria.com.br/noticia_2963-0_tradicional_cafe_com_pao_cresce_na_mesa_dos_brasileiros.htm

Sobesa Café
http://www.sobesa.com.br/v1/noticias/detalhe.asp?codMain=5&codSub=&codigoConteudoDetalhe=375

< VOLTAR